Fontes UnB, características gerais
A UnB utiliza oficialmente duas famílias tipográficas institucionais: UnB Office e UnB Pro. Derivadas da mesma família de fontes livres (Liberation Sans), UnB Office e UnB Pro apresentam diferenças estruturais e tecnológicas, já que cada uma delas é otimizada para um grupo distinto de usuários.
A família UnB Pro é direcionada a profissionais de comunicação visual, pois possui recursos avançados que só funcionam em aplicativos gráficos, estes não utilizados pela maioria dos usuários da UnB. Já a família UnB Office, voltada para o público geral, é indicada para tarefas cotidianas que envolvem leitura em tela por períodos prolongados (e.g. digitação de textos).
Planejado para a realidade sócio-econômica da universidade e adequado à complexidade da identidade visual em questão, o sistema tipográfico da UnB apresenta as seguintes características:
Flexibilidade
O sistema atende às especificidades tanto de mídias analógicas quanto digitais, nas mais diversas situações de uso. Pode ser usado na construção dos elementos da identidade visual, tal qual em tarefas cotidianas como digitação e formatação de textos e documentos.
As fontes possuem um conjunto de caracteres necessário para compor textos em português e nas principais línguas que utilizam o alfabeto latino.
Fontes para diferentes perfis de usuários
As duas famílias atendem às necessidades de grupos de usuários distintos, com diferentes graus de familiaridade com a tipografia. Usuários de aplicativos do tipo pacote Office (e similares) precisam de fontes otimizadas para a leitura de texto na tela; profissionais da área de comunicação visual demandam fontes com recursos tipográficos mais avançados.
Distribuição
As fontes podem ser instaladas em qualquer computador da UnB. Os arquivos digitais das fontes estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica, junto ao manual de identidade visual no Portal UnB na Internet.
Compatibilidade
As fontes são distribuídas no formato Open Type e compatíveis com os principais sistemas operacionais (Windows, MacOSX e Linux) e com os aplicativos usados mais comumente pela comunidade universitária.