Página inicial
topo

introdução

tipografia institucional

A tipografia é um elemento fundamental para a consolidação de qualquer sistema de identidade visual. O uso de uma família tipográfica institucional é um recurso indispensável para a normatização dos padrões de comunicação textual de uma instituição.

A especificação de uma família tipográfica para uma instituição de grande porte como a UnB precisa atender a diversos requisitos tipográficos, técnicos, práticos, legais, econômicos e formais.

O processo de implantação de uma tipografia institucional implica em custos de licenciamento de software, estes elevados devido ao grande número de computadores de propriedade da universidade. Deve-se levar em conta que o perfil dos usuários é muito heterogêneo (servidores, alunos, professores, administração e profissionais de comunicação visual), cada usuário com necessidades específicas. Os suportes de aplicação de texto são os mais variados possíveis, em interfaces analógicas e digitais. Apesar do português ser nossa língua pátria, textos em outros idiomas são redigidos diariamente na instituição, alguns deles inclusive publicados em veículos impressos. Esses são apenas alguns dos fatores que devem ser levados em conta no processo de escolha de uma família tipográfica para a UnB.

A estratégia escolhida para atender a todos estes requisitos simultaneamente, dentro de um prazo e custo razoáveis, foi a de adaptar uma família tipográfica livre especialmente para o projeto. Esta estratégia elimina custos com licenças de uso de software proprietário (que seriam elevados devido à enorme quantidade de computadores da UnB) e permite que as fontes sejam modificadas e redistribuídas livremente para toda a comunidade universitária.

origens

Versões anteriores do sistema de identidade visual da UnB faziam uso de famílias tipográficas da categoria sem-serifa realista ou “grotesca”. O atual sistema de identidade visual especifica a substituição destes tipos por uma nova família tipográfica, com características formais similares.

tipos da categoria sem-serifa realista ou “grotesca”. O arquétipo desta categoria pode ser representado pelas famílias Akzidenz Grotesk, Helvetica, Univers, Arial, Liberation Sans.

As famílias tipográficas institucionais da UnB foram desenvolvidas a partir da família tipográfica livre Liberation Sans, selecionada por sua qualidade técnica e por sua similaridade com as famílias tipográficas usadas anteriormente.

variações da família Liberation

Por serem derivadas de fontes livres, as fontes institucionais da UnB podem ser distribuídas livremente, sem violação de direitos autorais. Com isso a UnB faz uma contribuição ao público internacional de designers e usuários de computador em geral. Esta ação é pioneira no país e espera-se que outras instituições e empresas tenham a UnB como referência, adotando sua postura ética e sua política de inovação tecnológica, inclusão digital e sustentabilidade.