A construção da identidade visual da UnB não se inicia com este projeto. A preocupação de se estabelecer um código visual existe desde sua fundação.
aloísio magalhães - símbolo
Oficialmente, a história da marca da UnB tem início em 1963, com a criação de seu símbolo por Aloísio Magalhães, pioneiro do design no Brasil e responsável pela implementação de dezenas de programas de identidade visual em instituições públicas e privadas, nas décadas de 60 e 70. O símbolo da UnB é consideravelmente reconhecido não somente pela comunidade universitária, mas também pelo público externo. É o mais forte elemento da identidade visual da UnB desde sua fundação.
Acredita-se que Aloísio tenha utilizado a ilustração de capa do Plano Orientador como referência visual para o símbolo. A associação com o desenho de Lucio Costa também pode ser percebida em outros órgãos da administração pública de Brasília na época.
Não há registro de que Aloísio tenha deixado orientação para relações entre símbolo e logotipo, fator que incentivou múltiplas configurações da marca, tornando irregular a aplicação deste elemento básico de identidade.
cauduro martino - o primeiro manual de identidade
O escritório de design Cauduro Martino desenvolveu, em 1983, um manual de identidade visual para a UnB, com base no símbolo criado por Aloísio Magalhães. O manual determinava normas de utilização do símbolo e sua associação a nomes de institutos, faculdades, departamentos e órgãos complementares, além de cores institucionais e alfabeto padrão. Também padronizava algumas aplicações da identidade em papelaria, bandeira, frota e uniformes.
O manual traz, em anexo, um diagrama de construção geométrica do símbolo, reproduzido dos originais de Aloísio Magalhães. No presente manual, esse diagrama foi inteiramente reconstruído em plataforma digital, com o intuito de preservar a forma correta de construção do símbolo.
Por ter mais de 20 anos, pode-se dizer que esse documento encontra-se desatualizado, tanto em termos conceituais quanto tecnológicos, uma vez que na época as interfaces de trabalho eram totalmente analógicas
registro da marca no INPI
Em 1997, a marca da UnB foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo determinação da Reitoria, o Decanato de Assuntos Comunitários assumiu a gestão e passou a controlar o uso da marca pelos permissionários (fundações de apoio e associações internas da UnB), vetando seu uso comercial sem autorização prévia. Em 2007 os registros da marca foram renovados, com validade para o decênio seguinte.
Conforme certificados de registro de marca N° 818303875, N° 818303883 e N° 818303891 do INPI, a FUB/UnB é detentora exclusiva do uso e comercialização de sua marca. Os registros protegem o símbolo (registro de marca figurativa) e os nomes UnB e Universidade de Brasília (registro de marca mista).
grupo de trabalho de identidade visual, relatório preliminar
“Em novembro de 2001, um Grupo de Trabalho, designado pelo reitor, recebeu a incumbência de avaliar o uso da marca no decorrer desse período, indicar as condições técnicas e institucionais para a atualização do Manual de Identidade Visual da UnB, bem como subsidiar, nessa área, o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Manual de Comunicação Administrativa da UnB.”
O GT de Identidade Visual adotou, então, como método de trabalho, a realização de encontros semanais, com a distribuição de tarefas específicas para cada membro. A apresentação dos resultados de cada tarefa atribuída e a discussão dos encaminhamentos demadaram a realização de uma análise comparativa entre o Manual e o documento registrado no INPI; a definição do conceito de marca em instituições semelhantes e consulta aos órgãos da UnB, internos e externos, quanto à existência de marcas próprias ou adaptadas de sua marca, em papel e em cores. Após a análise dessas informações o relatório a ser apresentado ao Reitor terá como estrutura os seguintes tópicos: 1) Histórico da marca da UnB; 2) Conceito de Identidade Visual; e 3) Situação atual da marca UnB: registro e uso”
extraído de Grupo de Trabalho De Identidade Visual, Relatório Preliminar
digitalização e distribuição
Há alguns anos, por iniciativa do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), em decorrência do GT de Identidade Visual, o manual feito por Cauduro Martino foi digitalizado e colocado à disposição no Portal UnB, em formato PDF. O documento em questão era uma versão simplificada e apresentava alterações em relação à versão de Cauduro Martino.
Posteriormente, organizou-se uma página da marca no Portal UnB, com um breve histórico, documentos de registro da marca no INPI, arquivo do manual em PDF e versões de arquivos digitais do símbolo (não associado ao logotipo) para download.
Nesta página, a UnB não disponibilizou os arquivos-fonte das assinaturas da marca (combinações do símbolo com o nome UnB ou Universidade de Brasília). Dessa forma, só era possível utilizar as assinaturas reconstruindo-as segundo as instruções do manual em PDF.
A maioria dos aplicativos gráficos (Illustrator, Photoshop, Corel Draw) possui uma funcionalidade que possibilita a importação de páginas isoladas do PDF, permitindo que as imagens das assinaturas contidas no documento possam ser copiadas e reutilizadas. O problema é que, em geral, só profissionais da área gráfica têm ferramentas para executar tal tarefa e, mesmo assim, a falta de informação sobre o assunto os impede de fazer.
Sem acesso aos arquivos-fonte, o usuário comum (funcionário, aluno, professor) criou formas improvisadas de construir as assinaturas em aplicativos como Word e Excel, que não possuem recursos adequados para a construção correta da marca. O resultado era a freqüente aplicação incorreta da mesma.
2007 / 2008 - reformulação da identidade visual
A falta de uma política de gestão da própria marca contribuiu para o enfraquecimento da imagem da UnB. Considerando a perda que isso representa para o patrimônio da instituição, iniciou-se, em outubro de 2007, o desenvolvimento de um novo manual de identidade visual para a UnB.
Além de instituir uma política de gestão da marca, este projeto visa resgatar e consolidar conceitos básicos da identidade visual da universidade, preservando a integridade dos elementos que já existem e são utilizados há, pelo menos quatro décadas, como o símbolo e as cores institucionais (azul e verde). Este trabalho compila tudo o que já existe, com foco na atualização conceitual e tecnológica dos elementos básicos de identidade visual da UnB.
Para que esta ação se consolide, é necessária uma cooperação entre o setor responsável pela gestão da marca e os usuários. A UnB disponibiliza o manual e provê suporte técnico para a comunidade acadêmica, reforçando a correta utilização da marca da instituição